Reggae
O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco , conhecido como skank . O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.
O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical
ETIMOLOGIA
Como um termo musical apareceu pela primeira vez no hit de1968 "Do the Reggay ", dos Maytals , porém já era usado emKingston , capital da Jamaica, como nome de uma dança mais lenta e de um estilo de rocksteady.[3] Como declarou o artista do gênero Derrick Morgan :
Não gostávamos do nome 'rock steady' ("rock constante"), então tentei algo diferente numa versão de "Fat Man". A batida foi mudada novamente, e o órgão usado para assustar. Bunny Lee , o produtor, gostou daquilo. Ele criou o som com o órgão e a guitarra base. Soava como 'reggae, reggae', e aquele nome pegou. Bunny Lee começou a usar a palavra e logo todos os músicos estavam dizendo 'reggae, reggae, reggae'.[3]
O historiador do reggae Steve Barrow credita a Clancy Eccles a alteração do termo streggae ("mulher fácil"), do patois jamaicano , para reggae.[3] Toots Hibbert , no entanto, disse:
Existe uma palavra que usávamos na Jamaica, 'streggae'. Se uma garota estiver passando e os caras olharem para ela e disserem 'Man, she's streggae', significa que ela não se veste bem, parece esfarrapada. As garotas diziam isso sobre os homens também. Certa manhã eu e meus dois amigos estávamos tocando, e eu disse 'OK man, let's do the reggay.' Foi apenas algo que saiu da minha boca. E então começamos a cantar 'Do the reggay, do the reggay', e criamos uma batida. As pessoas me disseram mais tarde que tínhamos dado um nome ao som. Antes daquilo as pessoas o chamavam de blue-beat e todo tipo de coisa. Agora está no Guinness World of Records.[4]
Bob Marley teria alegado que a palavra reggae veio de um termo espanhol que se refere à "música do rei".[5] Os comentários em To the King, uma compilação de música gospel reggae cristã , sugere que o termo viria do latim regi, "para o rei".
PRECURSORES
O ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961 , desenvolvendo-se a partir de um gênero anterior, o mento .[3] O ska caracteriza-se por uma linha dewalking bass , ritmos acentuados da guitarra ou do piano notempo fraco , e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais . Além de sua imensa popularidade entre os adeptos da moda rude boy , no país, o estilo conquistou muitos adeptos entre os mods , naGrã-Bretanha , a partir de 1964. De acordo com Barrow, os rude boys começaram a tocar deliberadamente os seus discos de ska à meia velocidade, preferindo danças mais lentamente como parte de sua imagem de durões.[3]
Em meados da década diversos músicos já haviam começado a tocar o ska num andamento mais lento, enfatizando a linha de baixo e os tempos fracos. O som mais lento foi chamado derocksteady , o nome de um single de Alton Ellis . Esta fase da música jamaicana durou apenas até 1968 , quando os músicos começaram a deixar ainda mais lento os andamentos das músicas, e acrescentaram a elas ainda mais efeitos; isto levou à criação do reggae.
HISTORIA
The Wailers , uma banda fundada por Bob Marley , Peter Tosh e Bunny Wailer em 1963, geralmente é tido como o grupo mais conhecido mundialmente a ter feito a transição por todos os três estágios da evolução do reggae - desde hits de ska como "Simmer Down ", para o rocksteady mais lento, até o reggae. Além do Wailers, outros pioneiros importantes do gênero foramPrince Buster , Desmond Dekker , Jackie Mittoo , entre outros.
Os produtores jamaicanos foram influentes no desenvolvimento do ska para o rocksteady e o reggae na década de 1960. Alguns dos mais célebres produtores foram Coxsone Dodd , Lee "Scratch" Perry , Leslie Kong , Duke Reid , Joe Gibbs e King Tubby . Um destes primeiros produtores foi Chris Blackwell , fundador da Island Records em 1960, que se mudou para aInglaterra em 1962, onde continuou a promover a música de seu país, formando uma parceria com a Trojan Records , fundada por Lee Gopthal em 1968, e que lançou obras de reggae no Reino Unido até 1974, quando foi comprada pela Saga.
O filme The Harder They Come , de 1972 , com Jimmy Cliff , gerou popularidade e um interesse considerável para o reggae nos Estados Unidos e, consequentemente, no resto do mundo; ocover de 1974 da canção "I Shot the Sheriff ", de Bob Marley, feita pelo guitarrista inglês Eric Clapton , ajudou a trazer o reggae ainda mais para o mainstream .[3] A partir da metade da década de 1970 o reggae começou a obter cada vez mais tempo de execução nas rádios do Reino Unido, especialmente no programa de John Peel . A chamada "Era de Ouro do Reggae" corresponde aproximadamente ao dias de glória do roots reggae , o chamado "reggae de raiz". Na segunda metade da década a cena punk do país começou a se formar, e algunsDJs de punk costumavam tocar canções de reggae durante suas apresentações. Algumas bandas de punk incorporaram influências do reggae em sua música, e ao mesmo tempo o gênero começou a passar por uma espécie de renascimento no Reino Unido, que prosseguiu até a década seguinte , exemplificado por grupos como Steel Pulse , Aswad , UB40 eMusical Youth . Entre outros artistas de reggae que gozaram de um destaque internacional no início da década de 1980 estãoThird World , Black Uhuru e Sugar Minott . Os Prêmios Grammy introduziram a categoria de melhor álbum de reggae em 1985
REGGAE E SOCIEDADE
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais[10] .
REFERÊNCIAS
- ↑ Bob Marley (the Complete Guide to his Music). ISBN: 9780711935501
- ↑ 1967 Dictionary of Jamaican English
- ↑ a b c d e f History of Jamaican Music 1953–1973
- ↑ Sturges, Fiona (2004) "Frederick "Toots" Hibbert: The reggae king of Kingston ", The Independent , 4 de junho de 2004 (visitado em 11-12-2009; ver diversas declarações semelhantes feitas por Hibbert nos últimos anos. Em entrevistas mais antigas, Hibbert alegou que o termo seria derivado da palavra inglesa 'regular', referindo-se à batida.
- ↑ Catch a Fire: The Life of Bob Marley, Timothy White, p. 16
- ↑ "Shocks Of Mighty: An Upsetting Biography"
- ↑ "A brief summary of Jamaican music" - trecho de A History of Popular Music, de Piero Scaruffi (2002)
- ↑ Reggae [Relation to Rock & Roll] Richie Unterberger. All Music Guide .
- ↑ Jamaican Music (English)ISBN: 9780193213333
- ↑ King Jammy's (English)ISBN: 9781550225259
MOVIMENTO RASTAFÁRI
O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia , como a representação terrena de Jah (Deus ). Este termo advém de uma forma contraída de Jeová encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei James, e faz parte da trindade sagrada o messias prometido. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação[1] .
O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses negros em meados dos anos 20 , iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope .
Alguns historiadores, afirmam que o movimento surgiu, e teve posteriormente adesão, por conta da exploração que sofria o povo jamaicano, o que favorece o surgimento de idéias religiosas e líderes messiânicos.
Outros fatores inerentes ao seu crescimento incluem o uso sacramentado da maconha ou "erva", aspirações políticas eafrocentristas , incluindo ensinamentos do publicista e organizador jamaicano Marcus Garvey (também freqüentemente considerado um profeta), o qual ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo com sua visão política e cultural.
O movimento é algumas vezes chamado rastafarianismo, porém alguns rastas consideram este termo impróprio e ofensivo, já que "ismo" é uma classificação dada pelo sistema babilônico, o qual é combatido pelos rastas.[carece de fontes ?]
O movimento rastafári se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae ; mais notavelmente pelo cantor e compositor de reggae jamaicano Bob Marley . No ano 2.000 havia aproximadamente um milhão de seguidores do rastafarianismo pelo mundo,[carece de fontes ?] algo difícil de ser comprovado devido à sua escolha de viver longe da civilização. Por volta de 10% dos jamaicanos se identificam com os rastafáris.[carece de fontes ?] Muitos rastafáris são vegetarianos , ou comem apenas alguns tipos de carne, vivendo pelas leis alimentares do Levítico e do Deuteronômio no Velho Testamento .
O encorajamento de Marcus Garvey aos negros terem orgulho de si mesmos e de sua herança africana inspiraram Rastas a abraçar todas as coisas africanas. Eles eram ensinados que haviam sofrido lavagem cerebral para negar todas as coisas negras e da África, um exemplo é o porque que não te ensinam sobre a antiga nação etíope, que derrotou os italianos duas vezes e foi a única nação livre na África desde sempre. Eles mudaram sua própria imagem que era a que os brancos faziam deles, como primitivos e saídos das selvas para um desafiador movimento pela cultura africana que agora é considerada como roubada deles, quando foram retirados da África por navios negreiros. Estar próximo a natureza e da savana africana e seus leões , em espírito se não fisicamente, é primordial pelo conceito que eles tem da cultura africana. Viver próximo e fazer parte da natureza é visto como africano. Esta aproximação africana com a natureza é vista nos dreadlocks , ganja , ecomida fresca, e em todos os aspectos da vida rasta. Eles desdenham a aproximação da sociedade moderna com o estilo de vida artificial e excessivamente objetivo, renegando asubjetividade a um papel sem qualquer importância.
Os rastas dizem que os cientistas tentam descobrir como o mundo é por uma visão de fora, enquanto eles olham a vida de dentro, olhando para fora; e todo rasta tem de encontrar sua própria verdade.[carece de fontes ?]
Outro importante identificador do seu afrocentrismo é a identificação com as cores verde, dourado, e vermelho, representantativas da bandeira da Etiópia. Elas são o símbolo do movimento rastafári, e da lealdade dos rastas a Hailê Selassiê, à Etiópia e a África acima de qualquer outra nação moderna onde eles possivelmente vivem. Estas cores são freqüentemente vistas em roupas e decorações; o vermelho representaria o sangue dos mártires , o verde representaria a vegetação da África enquanto o dourado representaria a riqueza e a prosperidade do continente africano.[carece de fontes ?]
Muitos rastafáris aprendem a língua amárica , que eles consideram ser sua língua original, uma vez que esta é a língua de Hailê Selassiê, e para identificá-los como etíopes; porém na prática eles continuam a falar sua língua nativa, geralmente a versão do inglês conhecida como patois jamaicano . Há músicas de reggae escritas em amárico.[carece de fontes ?]
COSTUMES RASTAFÁRI
Os rastafáris adotam 9 principios e o 2º principio é: "Coma apenas I-tal", um termo Rasta que significa puro, natural ou limpo. Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafari. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool , tabaco , mas usa a Cannabis (maconha ou ganja) de forma ritual.
São basicamente vegetarianos , dando uso escasso a alguns alimentos de origem animal, ainda assim proibindo o uso decarnes suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas, caracóis e outros.
A comida I-tal seria o que Jah ordenou que fosse: "tudo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação." "Melhor é a comida de ervas , onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio." É comida que nunca tocou em químicos e é natural e não vem em latas. Quanto menos cozinhados, melhor, sem sais, condimentos, pois assim possui maior quantidade de vitaminas , proteínas e força vital. As bebidas são, preferentemente, herbais, como os chás . A bebida alcóolica , o leite ou café são vistos como pouco saudáveis.
DREADLOCKS
Outro costume comum proibido era o de cortar ou pentear oscabelos . Essa tradição religiosa Rasta também é fundamentada em diretrizes sagradas.
MACONHA
Ganja e marijuana são algumas designações para a Cannabis , uma erva psicoativa milenar. Ela é usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados. Alguns Rastas escolhem não a usar. Muitos sustentam o seu uso através de Génesis 1:29: [carece de fontes ?]
“E disse Deus : Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.”
A MEDICINA
A tradição Rastafari rasta não permite o uso (especifico para a cura de alguma doença)de qualquer tipo de remedio que não seja natural(ervas medicinais, por exemplo). Outro costumerasta, voltado á medicina, é a não presença de hospitais, medicos, etc... A origem desses hábitos provem de Génesis
1:29 , pois 'Jah' refere o uso de todo tipo de erva ou planta proveniente da face de toda a terra. Além disso, possuem a crença de que apenas 'Jah'(ou tudo que provém de sua grandeza, 'naturais') pode 'curar' um enfermo, e nenhum outro ser(médicos e etc) possui essa capacidade.
